Aprenda como calcular a data provável de parto (DPP)

Como Calcular a Dara de Nascimento do Bebe

Esta data é uma estimativa de quando ocorrerá o parto e é calculada a partir da data da última menstruação! Essa data é calcualda com base no tempo médio de uma gravidez em seres humanos, que dura em torno de 280 dias! Já discutimos em um vídeo anterior que 280 dias é o equivalente a cerca de 9 meses, mais precisamente 9 meses e 7 dias, e é a partir deste dado que nós fazemos o cálculo da data provável de parto!

Regra de Naegele e a data provável de parto

A regra de Naegele é uma forma padronizada de calcular a data provável de parto (DPP) de uma gestante. Ela funciona subtraindo-se três meses e adicionando sete dias à data da última menstruação (DUM). 

Vamos então a um exemplo prático: Suponhamos que uma mulher tenha tido o promeiro dia da sua última menstruação em 10 de janeiro de 2020, sendo esta portanto a data da sua última menstruação. Se nós subtrairmos 3 meses do mês de janeiro (isto pode ser feito pegando-se um calendário com todos os meses do ano dispostos em uma única folha e retrocedendo 3 meses a partir de janeiro), chegamos ao mês de outubro, e se somarmos 7 dias à esta data, temos que a data provável de parto desta gestante será dia 17 de outubro de 2020.

Outro exemplo de forma mais objetiva:

DUM= 15 maio de 2019

– 3 meses= 15 fevereiro

+ 7 dias = 22 de fevereiro de 2020.

Data provável do parto pela ultrassonografia

Quando a mulher não lembra da data da última menstruação, o ultrassom é capaz de avaliar a data provável de parto corrigida… mas por que corrigida? A ultrassonografia de primeiro trimestre consegue ter uma acurácia muito boa na estimativa da data provável de parto, que nas primeiras semanas chega a um erro de apenas 5 dias de idade gestacional e nós chamamos neste caso de data de parto corrigida. Essa seria a data ideal para o cálculo da data provável de parto, já que através das medidas do embrião conseguimos avaliar mais adequadamente os parâmetros necessários à estimativa da idade gestacional.

É importante salientar que esta data é uma ESTIMATIVA de quando ocorrerá o seu parto, não sendo obrigatoriamente uma certeza de que o seu parto ocorrerá naquele dia específico. Isto ocorre porque o cálculo da data provável de parto se faz com base em uma média populacional, que mostra um tempo médio de cerca de 280 dias para a gestação normal em seres humanos. Entretanto, por inúmeros fatores, o parto pode ocorrer antes da data prevista assim como depois da data provável de parto. Por isso que é importante o acompanhamento pré-natal com o seu médico para que ele saiba exatamente como está transcorrendo a sua gravidez e que medidas tomar caso haja alguma intercorrência. 

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.