A biópsia hepática, também conhecida como biópsia de fígado, é o procedimento no qual uma pequena agulha é inserida no fígado para coletar uma amostra do tecido afetado.

Quando fazer biópsia hepática

Após a retirada, ele é analisado para ajudar a diagnosticar uma variedade de distúrbios e doenças no fígado. Normalmente, a biópsia de fígado é indicada quando o paciente apresenta as seguintes alterações:

  • Elevação dos níveis sanguíneos das enzimas hepáticas (TGO e TGP);
  • Amarelamento inexplicado da pele e dos olhos (icterícia);
  • Uma alteração hepática encontrada em algum exame de imagem (ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética);
  • Aumento inexplicável do fígado (hepatomegalia).

Perguntas Frequentes

A biópsia hepática (de fígado) é segura?

Na maioria dos casos não há complicações após a realização de uma biópsia de fígado. No entanto, quando alguma complicação aparece, a mais comum é o sangramento. Por isso, o repouso e monitoramento do paciente após o procedimento é primordial para que o médico possa avaliar a evolução e saber se existe algum risco de o paciente apresentar sangramentos internos.

Como é o pós-biópsia hepática?

É indicado permanecer em repouso de 4 a 6 horas, dependendo da orientação médica – isso é importante para ajudar na cicatrização do local e reduzir a chance de sangramento.

A pressão arterial e o pulso serão verificados frequentemente para procurar sinais de sangramentos internos. Exercício físico intenso, incluindo esportes de contato e relações sexuais devem ser evitados até duas semanas após a biópsia.

Depois que a amostra do fígado é retirada ela é enviada para um patologista que vai analisar e interpretar os achados de sua biópsia. Muitas vezes leva de cinco a sete dias úteis para obter um resultado completo.

Homem de cabelos brancos vestido de jaleco com estetoscópio nos ombros sorrindo em direção ao usuário

Fale com o Dr. Augusto Teixeira

Se você procura por um atendimento humanizado e por um profissional que valorize o paciente, marque sua consulta com o Dr. Augusto Teixeira.
Referência na área de radiologia e diagnóstico por imagem, Dr. Augusto é especialista em técnicas minimamente invasivas.

ÚLTIMAS DO NOSSO BLOG

Deslize para ver Mais.

Pergunte ao Doutor

O que dizem Sobre Nós

Deslize para ver Mais.

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.