A biópsia renal é um procedimento realizado para retirar amostras de tecido do rim para diagnóstico de possíveis doenças renais, indicando o problema, a gravidade e o melhor tratamento. Além disso, o exame pode ser usado para averiguar a eficiência de tratamentos ou complicações decorrentes de um transplante de rim.

Existem duas formas de se realizar uma biópsia renal: uma menos invasiva – conhecida como biópsia percutânea – guiada por ultrassom. Nela, o médico insere uma fina agulha na pele para localizar a região do rim a ser biopsiada. Já o segundo tipo é a biópsia cirúrgica, considerada mais invasiva. Neste caso, é necessário internação hospitalar assim como uso do centro cirúrgico e anestesia geral. O médico faz um corte na pele próximo aos rins, permitindo a análise de qual área deve ser retirada.

Motivos para fazer uma biópsia renal

Pacientes com determinados tipos de doença renal e aqueles com transplante de rim que por ventura não esteja em bom funcionamento, muitas vezes necessitam de um diagnóstico por meio de análise do tecido renal, que só pode ser obtido com a técnica de biópsia.

Perguntas Frequentes

Quais são os possíveis riscos de uma biópsia renal?

Os riscos da biópsia renal são mínimos, mas devem ser discutidos com o seu médico. Pelo rim ser um órgão muito vascularizado, a complicação mais comum é o sangramento pós-biópsia.

Como é o pós-operatório no caso da biópsia renal?

É indicado ficar em repouso de 12 a 24 horas após o procedimento, dependendo da orientação médica – isso ajuda na cicatrização do local onde a amostra do rim foi retirada e reduz a chance de sangramento.

Além disso, a sua pressão arterial e pulso serão verificados frequentemente para procurar sinais de sangramento ou outras complicações. Exercício físico intenso, incluindo esportes de contato e relações sexuais devem ser evitados até duas semanas após a biópsia.

Depois que a amostra do rim é retirada ela é enviada para um patologista que vai analisar e interpretar os achados de sua biópsia de rim. Muitas vezes leva de cinco a sete dias úteis para obter um resultado completo da biópsia.

Homem de cabelos brancos vestido de jaleco com estetoscópio nos ombros sorrindo em direção ao usuário

Fale com o Dr. Augusto Teixeira

Se você procura por um atendimento humanizado e por um profissional que valorize o paciente, marque sua consulta com o Dr. Augusto Teixeira.
Referência na área de radiologia e diagnóstico por imagem, Dr. Augusto é especialista em técnicas minimamente invasivas.

ÚLTIMAS DO NOSSO BLOG

Deslize para ver Mais.

Pergunte ao Doutor

O que dizem Sobre Nós

Deslize para ver Mais.

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.