BIRADS: Entenda a Classificação e sua Relação com o Câncer de Mama!

BIRADS ENTENDA A CLASSIFICAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O CÂNCER DE MAMA!

Você já deve em algum momento ter se deparado com este termo BIRADS, seja em um exame de mamografia, seja em um exame de ultrassonografia… mas afinal, o que é o BIRADS? Qual o seu objetivo? Neste artigo você vai entender de uma vez por todas o significado do BIRADS nos laudos de mamografia e ultrassonografia!

O termo BIRADS é uma sigla que vem da frase em inglês: Breast Imaging Reporting and Data System! Esse palavrão todo significa dizer que é um sistema de padronização dos laudos em imagem da mama! E por que ele foi criado? O bi-rads tem como objetivo padronizar os laudos de exames de mama, tanto mamografia como ultrassonografia. Essa padronização tem o propósito de fazer com que todos os profissionais falem a mesma linguagem, usem os mesmos termos para que haja consenso entre as diferentes especialidades médicas no tocante às condutas e seguimento de cada paciente!  O BI-RADS tem esse objetivo: o de padronizar e uniformizar a descrição e os achados em exames da mama, trazendo assim uma classificação comum para que todos falem e utilizem uma mesma terminologia, tanto na descrição dos achados de mamografia como de ultrassonografia! 

PADRONIZAÇÃO DO BIRADS

Os exames laudados de acordo com a padronização do BIRADS devem conter:

1) A indicação do exame – Por que a mulher está fazendo a mamografia ou a ultrassonografia? É um exame de rastreamento ou é um exame diagnóstico? 

2) Composição da mama – Descrever se trata-se de uma mama densa, adiposa ou heterogênea (contém tanto tecido adiposo como fibroglandular).

3) Descrição dos achados: Citar os achados positivos e descrevê-los: calcificações, nódulos, assimetrias, entre outros!

Conclusão: Ao final do laudo o médico deve colocar a categoria BIRADS daquele exame baseado nos achados descritos. 

CLASSIFICAÇÃO BIRADS

BIRADS 0: significa avaliação incompleta. Nesta categoria estão os achados que precisam de avaliação adicional, seja através de nova incidência de mamografia seja através de complementação com ultrassom. Nestes casos, a mulher é reconvocada para realizar uma nova mamografia (outras incidências) ou a fazer uma ultrassonografia complementar. 

BIRADS 1: significa que as mamas são normais, ou seja, achados negativos. Esta categoria indica que a mulher tem mamas sem alterações e neste caso deve seguir sua rotina de acompanhamento normal com o médico. 

BIRADS 2:  significa dizer que existe uma alteração na mama, porém que este achado é benigno, ou seja, não tem risco de ser câncer nem de se transformar em câncer. Achados comuns nessa categoria: cisto simples, linfonodos intramamários, calcificações vasculares e prótese mamária.   

BIRADS 3: achados provavelmente benignos. Categoria comum aos fibroadenomas clássicos. Nestes casos, a paciente deve fazer acompanhamento a cada seis meses durante dois anos.  

BIRADS 4: Esta categoria tem a maior abrangência de lesões com risco de caâncer: vai desde lesões com risco baixo de câncer (menor que 10%) até lesões com risco alto de câncer (maior que 50%). Nesta categoria, ao contrário das acima citadas, a conduta deve ser a obtenção de fragmento através de biópsia de mama ou punção (paaf) de mama.  

BIRADS 5: Nesta categoria estão os achados com risco altíssimo de ser um câncer (superior a 95%). Nestes casos, a realização de biópsia de mama ou punção (paaf) de mama é indispensável! 

BIRADS 6: nesta categoria estão as lesões que já têm um diagnóstico histológico de câncer e que estão fazendo algum exame de imagem para controle de tratamento, avaliando se este tumor está tendo resposta ao tratamento instituído.

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.