Como calcular a idade gestacional?

A idade gestacional corresponde ao tempo de gravidez calculado em semanas a partir da data da última menstruação. Desta forma, o termo idade gestacional também é conhecido como idade menstrual. O conhecimento da data da última menstruação é importante porque é a única forma clinicamente de sabermos com quanto tempo de gravidez a mulher se encontra, já que não temos como saber quando houve a ovulação ou pior ainda, a fecundação.

E se eu não lembrar quando ocorreu a data da última menstruação?

Caso a paciente desconheça a data da sua última menstruação, torna-se imperativo a realização de uma ultrassonografia de 1º trimestre para calcular a idade gestacional com maior precisão. A partir deste exame podemos calcular a chamada idade gestacional corrigida.

Por que a idade gestacional é calculada em semanas e não em meses?

O cálculo da idade gestacional deve ser feito em semanas devido à inconsistência do número de dias que existem nos meses. Como assim? Uma gravidez normal leva em média cerca de 280 dias em seres humanos. Para saber quanto isso dá em meses devemos considerar que um mês tem cerca de 30 dias, o que nos dá um resultado de cerca de 9 meses. Já se quisermos saber quantas semanas correspondem aos 280 dias, dividimos esse valor por 7, o que nos resulta exatamente 40 semanas. Entretanto, lembre-se que os meses do ano não têm a mesma quantidade de dias, alguns meses têm 30 dias, outros têm 31 dias e temos ainda fevereiro, que pode ter 28 ou 29 dias. Isso faz com que o cálculo da gravidez em meses tenha uma certa diferença de data, visto que, se considerarmos duas mulheres com 3 meses de gravidez, por exemplo, uma pode ter um tempo em dias diferente da outra, trazendo uma inconsistência no seu cálculo. Já as semanas sempre têm 7 dias, trazendo consistência no cálculo da idade gestacional e permitindo um comparativo de tempo entre as pacientes.

Como calcular a idade gestacional em semanas?

O cálculo da idade gestacional se faz utilizando a data da última menstruação como sendo o ponto de partida para o seu cálculo. E por que não usamos a data em que a mulher teve relação sexual pra calcular a idade gestacional? Clinicamente, nós médicos precisamos de uma data precisa para sabermos quando iniciar o cálculo da idade gestacional. O fato de ter ocorrido relação sexual não significa que naquele dia tenha ocorrido a fecundação do óvulo, isso porque após a ejaculação os espermatozoides podem permanecer viáveis por até 72 horas em média, somando-se a isto a incerteza acerca do dia em que ocorreu a ovulação, faz com que a única informação consistente que o médico tenha em mãos seja a data da última menstruação.

Para calcular a idade gestacional devemos pegar o primeiro dia da data da última menstruação e contar quantos dias transcorreram até o dia atual. Vamos citar um exemplo prático levando em consideração que hoje seja dia 31 de maio: digamos que uma mulher teve a data da última menstruação no dia 1 de março. Deste dia até o dia de hoje (31 de maio) nós temos um total de 92 dias. Para saber a quantas semanas esse número de dias equivalem, dividimos este valor por 7, resultando em um quociente de 13 e um resto de 1 (veja o vídeo para maiores detalhes). Neste caso, dizemos que o tempo de amenorreia de 92 dias equivalem a uma idade gestacional de 13 semanas e 1 dia.

Todas as calculadoras de idade gestacional disponíveis assim como o cálculo que o próprio médico faz é baseado neste formato onde, a divisão do total de número de dias desde a data da última menstruação até o dia atual nos dará um determinado valor no quociente da divisão (equivalente ao número de semanas) e um resto (equivalente ao número de dias).

Este conceito é importante uma vez que em uma mulher com um ciclo menstrual normal espera-se que a ovulação ocorra por volta do 14º dia do ciclo e, desta forma, também é o período esperado para a fecundação. Logo, outro conceito que se impõe é o de idade embrionária ou idade pós-concepcional que seria a idade do embrião tendo início com a fecundação, ou seja, cerca de 14 dias após a menstruação. Concluímos então com o explicitado que a idade embrionária é cerca de 14 dias menor que a idade gestacional.

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.