Dosagem de Tireoglobulina em Linfonodos Cervicais

A PAAF dói?

O carcinoma papilífero (CPT) é o tumor maligno mais comum da tireóide. Embora na maioria dos casos o CPT se comporte de maneira indolente, ele pode se espalhar através dos linfonodos (ínguas) do pescoço. Em pacientes que foram submetidos à retirada da glândula tireóide (tireoidectomia) com diagnóstico prévio de CPT, a detecção clínica ou radiológica de linfonodos cervicais aumentados levanta a suspeita de recidiva de doença.

A punção aspirativa com agulha fina (PAAF) pode diagnosticar com eficácia o CPT porque seu diagnóstico é baseado na observação de características clássicas visualizadas nas células do tumor ao microscópio. Foi demonstrado que a PAAF é eficaz em conjunto com a orientação ultrassonográfica no diagnóstico de metástase de CPT para os linfonodos cervicais. No entanto, em alguns casos, os linfonodos cervicais comprometidos podem sofrer degeneração e alteração cística. Em tais casos, a PAAF de linfonodos, mesmo com orientação por ultrassom, pode mostrar apenas material do tipo colóide, debris celulares e macrófagos, sem nenhuma célula tumoral identificável. Esses espécimes são geralmente classificados como “não diagnósticos ou insatisfatórios para avaliação”.

Nestes pacientes a dosagem de tireoglobulina do lavado da PAAF de linfonodos aumenta a chance de detecção de comprometimento dos linfonodos cervicais e deve ser feita sempre que houver suspeita de metástase de tumor de tireóide para tais linfonodos.

Como a PAAF de Linfonodo é realizada?

Inicialmente localizamos o linfonodo suspeito na região cervical pela ultrassonografia. Rotineiramente utilizamos anestesia local para diminuir o desconforto do paciente. Após isso, utilizamos uma agulha fina para retirar o material do linfonodo. Esse material é então armazenado para envio e dosagem da tireoglobulina. Uma vez terminada a punção, coloca-se um pequeno curativo no local. O procedimento dura em torno de 20 minutos.

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.