O que é Ultrassonografia da Tireoide com Doppler?

O que é Ultrassonografia da Tireoide com Doppler?

A ultrassonografia de alta resolução é a modalidade de imagem mais sensível disponível para o exame da glândula tireoide e das anormalidades associadas. Afinal, a ultrassonografia não é invasiva, é um exame amplamente disponível, tem menor custo e não utiliza radiação ionizante.

Além disso, a visualização em tempo real do exame ajuda a orientar procedimentos intervencionistas diagnósticos e terapêuticos em casos de doença da tireoide. A principal limitação da ultrassonografia na imagem da tireoide é que ela não consegue determinar a função da tireoide, ou seja, se a glândula tireoide está com atividade insuficiente (hipotireoidismo), hiperativa (hipertireoidismo) ou normal. Nestes casos, os exames de sangue são necessários para avaliar o nível de funcionamento da glândula.

VEJA TAMBÉM: O QUE SIGNIFICA HIPERTIREOIDISMO?

Indicações da Ultrassonografia da Tireoide

Segundo a Associação Americana de Endocrinologia Clínica (AACE), a ultrassonografia da tireoide deve ser solicitada nos seguintes casos:

  • Para confirmar a presença de um nódulo da tireoide quando o exame físico for duvidoso;
  • Para caracterizar o(s) nódulo(s) da tireoide, realizando suas medidas e características à escala de cinza;
  • Para diferenciar se um nódulo é benigno ou maligno, baseados na sua aparência à ultrassonografia
  • Para diferenciar se um nódulo cervical trata-se de nódulo tireoidiano, linfonodos cervicais, cisto tireoglosso entre outros;
  • Avaliar alterações difusas do parênquima tireoidiano;
  • Avaliação pós-operatória em busca de recidiva tumoral ou comprometimento linfonodal;
  • Como rastreamento em pacientes com alto risco para câncer da tireoide;
  • Para guiar procedimentos de paaf de tireoide.

Técnicas do exame

Para um exame de ultrassonografia de tireoide o paciente deve ser examinado em decúbito dorsal com o pescoço hiperestendido. Sendo assim, usa-se um travesseiro ou coxim na região cervical para permitir uma melhor exposição da área. O médico deve utilizar um transdutor linear de alta frequência (7-15 MHz) para avaliar a tireoide. Uma vez que este tipo de sonda fornece penetração adequada e uma ótima resolução de imagem, permitindo a caracterização de nódulos tireoidianos inferiores a 1 centímetro.

Imagens em tempo real de lesões da tireoide podem ser visualizadas usando técnicas em escala de cinza (modo B) e Doppler colorido. As características do parênquima tireoidiano assim como de possíveis nódulos devem ser identificadas. A punção aspirativa por agulha fina de Tireoide deve ser sugerida ao médico de referência, se necessário.

VEJA TAMBÉM: NÓDULOS DA TIREOIDE: O QUE É, CAUSAS E SINTOMAS

Para o que serve o Doppler Colorido da Tireoide?

O Doppler colorido é uma avaliação adicional que pode ser feita em qualquer aparelho de ultrassom nos dias de hoje. O Doppler usa o princípio do efeito Doppler. Essa teoria diz que a movimentação de um objeto em relação ao observador favorece uma mudança “relativa” na frequência da onda emitida. Ou seja, se o objeto ia ao encontro ou se afastava do observador. Dessa forma, os aparelhos de ultrassom conseguem avaliar as características de fluxo sanguíneo através de sua movimentação relativa em relação ao observador.

O Doppler na ultrassonografia da tireoide tem a função de avaliar o suprimento sanguíneo que chega até a glândula assim como a vascularização de lesões focais. Algumas doenças difusas da tireoide, como por exemplo a tireoidite de Hashimoto ou o hipertireoidismo apresentam padrões de fluxo sanguíneo que podem ser detectados ao Doppler colorido. Já na avaliações de nódulos da tireoide, o Doppler também tem o seu papel ao conseguir caracterizar o padrão de fluxo e classificar estas lesões baseado neste padrão.

VEJA TAMBÉM: TIREOIDITE DE HASHIMOTO: O QUE É, CAUSAS E SINTOMAS

Preparo para o exame

A ultrassonografia da tireoide com doppler é um exame indolor, portanto não há necessidade de preparo como o jejum. É importante apenas que o paciente use roupas confortáveis no dia do exame e evite usar adornos na região do pescoço. Dessa forma, facilitará a execução do exame.

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.