A PAAF dói?

A PAAF dói?

A punção aspirativa por agulha fina, também conhecida como PAAF, é um procedimento diagnóstico realizado quando existe algum nódulo ou lesão que necessita de uma avaliação citológica. Como o próprio nome diz, o exame é realizado com uma agulha fina, mais fina que aquela usada para tirar sangue na região do braço. Isso faz com que o procedimento traga um pouco de desconforto, mas não dor intensa.

VEJA TAMBÉM: PREÇO DA PAAF DE TIREOIDE

Como é feita a PAAF

Alguns serviços realizam o exame de paaf sem utilizar anestesia local. O Dr. Augusto Teixeira utiliza anestesia local em todos os procedimentos de paaf. Afinal, há necessidade de coletar pelo menos 3 amostras de material. A realização da anestesia local traz mais conforto ao paciente e reduz a sensação dolorosa.

A anestesia local é feita com o mesmo medicamento utilizado nas anestesias de procedimentos odontológicos, garantindo assim um efeito anestésico satisfatório. Utilizamos uma agulha de insulina, que para quem conhece sabe que é uma das menores agulhas disponíveis no mercado assim como extremamente fina, permitindo que a primeira picada correspondente à anestesia seja ainda menos desconfortável.

Óbvio que cada indivíduo e paciente tem o seu limiar de dor. Alguns vão sentir mais desconforto ou dor que outros. Algumas paafs, como por exemplo a paaf de tireoide, por ser realizada na região do pescoço, pode trazer mais desconforto por tratar-se de uma região mais sensível. O importante é que o paciente sinta-se o mais confortável e o mais seguro possível. Além disso, o médico precisa garantir o uso do anestésico, trazendo mais tranquilidade e menor sensação dolorosa ao procedimento.

VEJA TAMBÉM: PREÇO DA PAAF DA MAMA

Conte com um profissional especialista em PAAF

Referência em radiologia, o Dr. Augusto é membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), membro da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) e da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. Além disso, também faz parte da equipe de Radiologia Intervencionista não-vascular do Hospital Samaritano e da Rede Hospitalar Leforte.

Trabalhou como médico assistente do Serviço de Ultrassonografia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Sendo assim, para reforçar a importância da radiologia na medicina – especificamente da ultrassonografia – o Dr. Augusto idealizou e é cofundador do projeto de ensino de ultrassonografia Salus Sonography. Desenvolvido com a missão de mudar a forma como esse método e ensinado e abordado.

Dessa forma, se você deseja um atendimento humanizado e de um profissional especialista em PAAF, agende sua consulta com o Dr. Augusto, na clínica Eigier Diagnósticos, localizada na Avenida Rebouças, 1.729, São Paulo – SP.

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.