Por que a biópsia é fundamental na medicina?

Mulher Checando Perna

É bem comum a palavra “biópsia” despertar certo medo e insegurança nas pessoas. Mesmo sendo um procedimento realizado com frequência, a maioria da população não entende o conceito e a relevância do exame.

Porém, mesmo com esse desconhecimento, a realização de biópsias continua sendo essencial para a atividade médica; afinal, ela é uma das melhores opções para o diagnóstico de câncer ou de doenças inflamatórias e infecciosas.

A biópsia consiste na remoção de um pedaço de tecido de qualquer parte do corpo em que há suspeita de uma doença. Depois de retirado, o material é analisado por um patologista que finaliza o diagnóstico, confirmando ou não a suspeita inicial.

Mas afinal, por que a biópsia é tão importante?

O exame é solicitado quando há suspeita de um tumor, justamente por ser extremamente raro, senão impossível, confirmar um diagnóstico de câncer sem a realização da biópsia.

Contudo, engana-se quem pensa que esse procedimento se restringe à verificação de lesões cancerígenas. Doenças inflamatórias ou infecciosas, como a tuberculose, por exemplo, também podem usar a biópsia para sua confirmação.

Não é preciso ter medo

Nem sempre a solicitação de uma biópsia significa suspeita de câncer. Normalmente, pacientes se assustam ao ouvir a palavra com a possibilidade de ter o diagnóstico de câncer ou de uma doença mais grave.

Todavia, vale destacar que patologias menos graves também são diagnosticadas pelo procedimento. Explicando melhor: a biópsia é indicada sempre que é preciso algum tipo de elucidação diagnóstica.

A biópsia é reservada para tratamentos futuros

Uma informação que poucos pacientes sabem: a sua biópsia é guardada para ajudar em possíveis tratamentos no futuro. Por lei, os laboratórios são obrigados a preservar as amostras por um período de tempo. Esse material é essencial pois oferece informações importantes sobre o tumor primário.

Dessa forma, é possível verificar se, por exemplo, outras manifestações cancerígenas são reincidências dessa primeira diagnosticada ou um novo câncer.

O paciente também tem a liberdade para autorizar o acréscimo dessas amostras em bancos de tumores ou para outras pesquisas científicas.

Principais tipos de biópsias:

Existem muitos tipos de biópsias, os mais comuns são:

  • Mama;
  • Pulmão;
  • Intestino;
  • Transbrônquica (quando é realizada durante uma broncoscopia);
  • Endoscópica (quando realizada durante endoscopia);
  • Guiada por ultrassonografia (quando é guiada por ultrassom);
  • Guiada por tomografia.

Para uma biópsia eficiente, é fundamental contar com um médico especialista na área. Portanto, agende sua consulta com o Dr. Augusto Teixeira para que ele possa te ajudar nesse importante exame médico.

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.