Punção (PAAF) de Linfonodo

Médico

A biópsia e a punção aspirativa por agulha fina (PAAF) de linfonodo são exames que avaliam a presença de doença nos gânglios linfáticos. Os gânglios linfáticos, também conhecidos como linfonodos e popularmente como “ínguas”, são pequenas estruturas de forma oval, localizadas em diferentes partes do nosso corpo. Eles são encontrados nas proximidades de nossos órgãos internos, tais como o estômago, os intestinos e os pulmões. Além disso, os linfonodos localizam-se superficialmente em nossas axilas, no pescoço e nas regiões inguinais (virilhas).

Os gânglios linfáticos fazem parte do sistema imunológico e ajudam o corpo a reconhecer e combater organismos estranhos, tais como bactérias que causam infecções. Os linfonodos podem “inchar” em resposta a alguma alteração no nosso corpo e devido sua localização superficial podem aparecer como ‘caroços” ou nódulos no pescoço, nas axilas ou nas regiões inguinais.

Seu médico pode encontrar gânglios linfáticos inchados ou aumentados durante um exame de rotina. Os linfonodos inchados que resultam de pequenas infecções ou picadas de insetos normalmente não requerem cuidados médicos, apenas o uso de sintomáticos para alívio de uma dor ou desconforto. Entretanto, em alguns casos específicos tais como crescimento inesperado, para descartar outros problemas, seu médico pode solicitar uma biópsia ou punção (PAAF) deste linfonodo. Este teste ajudará a procurar sinais de uma infecção, um distúrbio imunológico ou até mesmo um tumor.

Qual a diferença entre biópsia e punção (PAAF) de linfonodo?

A biópsia de linfonodo pode ser realizada em ambiente hospitalar, em consultório ou em clínicas especializadas. Normalmente, é um procedimento ambulatorial, o que significa que você não precisa permanecer internado após o término do exame. No procedimento de biópsia o radiologista intervencionista utilizada uma agulha especial que penetra o linfonodo e retira um ou mais pequenos fragmentos deste. Tudo isso é feito através da ultrassonografia, onde o médico localiza com precisão a agulha e o linfonodo a ser biopsiado. Este fragmento geralmente é acondicionado em formol a 10% e enviado ao patologista, que irá realizar um processamento do material e posterior análise em microscópio.
Já na punção ou paaf de linfonodo, o médico especialista utiliza uma agulha fina para retirar uma amostra de células do linfonodo inchado. Após isso, o material colhido é colocado em lâminas especiais e analisado por um patologista, que examina o material através de um microscópio e emite um laudo sobre as alterações encontradas.

Quais são os riscos associados a uma biópsia de linfonodo?

Quando realizado por um profissional capacitado, as complicações são extremamente raras. Mais comumente após a realização de uma punção ou biópsia de linfonodo o paciente pode queixar-se de dor leve ou desconforto local, que normalmente é aliviado com o uso de analgésicos comuns.

Qual o preparo para uma punção de linfonodo?

É importante que o médico que realizará o procedimento saiba quais medicamentos você está usando. Isso inclui medicamentos sem receita médica, como aspirina ou outros medicamentos anticoagulantes e suplementos vitamínicos. Também é importante que o médico saiba se estiver grávida ou sobre quaisquer alergias medicamentosas, alergias ao látex ou alterações da coagulação.

Alguns medicamentos, tais como anti-inflamatórios, antiagregantes plaquetários e anticoagulantes, podem precisar de suspensão alguns dias antes de uma biópsia de linfonodo, pois tais fármacos podem facilitar a ocorrência de sangramento durante e após o procedimento. Seu médico lhe dará instruções mais específicas sobre como se preparar para o procedimento.

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.