O que significa hipertireoidismo?

O que significa hipertireoidismo?

O hipertireoidismo é uma condição na qual a glândula tireoide é hiperfuncionante. Ou seja, ela produz quantidades excessivas de hormônio tireoidiano. A glândula tireoide é um órgão localizado na parte frontal do pescoço e libera hormônios que controlam o metabolismo (o modo como o corpo usa energia), respiração, frequência cardíaca, sistema nervoso, peso, temperatura corporal e muitas outras funções do corpo.

O que é o hipertireoidismo?

A glândula tireoide produz os hormônios tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que desempenham um papel importante no funcionamento de todo o corpo. Portanto, se a sua glândula tireoide produzir muito T4 e T3, isso é definido como hipertireoidismo.

O hipertireoidismo tem várias causas, sendo a mais comum a Doença de Graves.  Tal doença, também conhecida como bócio tóxico difuso, trata-se de um processo auto-imune, no qual o próprio organismo produz anticorpos (proteínas específicas responsáveis pela proteção do organismo) contra a tireoide e, dessa forma, estimula a produção de hormônios desnecessariamente, causando um aumento excessivo destes hormônios na circulação sanguínea.

Outras causas menos comuns de hipertireoidismo são o bócio nodular ou multinodular tóxico. Assim como os processos inflamatórios da tireoide – conhecidos como tireoidite – geralmente causados por algum problema imunológico ou infecção viral.  Felizmente hoje em dia existem várias opções de tratamento. É importante que você converse com seu médico se achar que pode ter sintomas de hipertireoidismo.

VEJA TAMBÉM: O QUE É UMA BIÓPSIA RENAL?

Quais os sintomas de hipertireoidismo?

Os sintomas mais comuns são:

  • Fadiga ou fraqueza muscular
  • Tremores nas mãos
  • Mudanças de humor
  • Nervosismo ou ansiedade
  • Taquicardia (batimento cardíaco acelerado)
  • Palpitações cardíacas ou batimentos cardíacos irregulares
  • Pele seca
  • Dificuldade para dormir
  • Perda de peso

Além disso, algumas pessoas podem ainda desenvolver um bócio, que trata-se de um crescimento anormal da glândula tireoide, podendo se manifestar como aumento no volume da região anterior do pescoço.

Como é diagnosticado o hipertireoidismo?

O hipertireoidismo é diagnosticado com base nos sintomas, no exame físico e nos exames laboratoriais para medir os níveis de hormônio estimulante da tireoide (TSH) e os hormônios tireoidianos T3 e T4. Seu médico também pode decidir pedir um ultrassom ou um exame de cintilografia da sua tireoide para ver se tem nódulos ou se tem um outro processo inflamatório ativo.

VEJA TAMBÉM: TIREOIDITE DE HASHIMOTO: O QUE É, CAUSAS E SINTOMAS

Como é o tratamento do hipertireoidismo?

O hipertireoidismo pode ser tratado com medicamentos antitireoidianos que interferem na produção excessiva de hormônios da tireoide. Outra opção é a terapia com iodo radioativo para danificar as células que produzem hormônios da tireoide excessivamente. Em casos raros em que as mulheres não respondem ou têm efeitos colaterais dessas terapias, a cirurgia para remover a tireoide (seja uma parte ou toda a glândula) pode ser necessária. A escolha do tratamento dependerá da gravidade e causa subjacente de seus sintomas, sua idade, se você está grávida, ou outras condições que você pode ter e os potenciais efeitos colaterais da medicação.

Além desses tratamentos, o médico também pode prescrever betabloqueadores que são medicamente que servem para bloquear os efeitos dos hormônios da tireoide em seu corpo. Por exemplo, os beta-bloqueadores ajudam a diminuir a frequência cardíaca e reduzem os tremores das mãos. Veja com seu médico qual a melhor forma de tratamento baseado nos seus sintomas e exame laboratoriais.

 

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.