PAAF de tireoide: quando fazer?

A PAAF de tireoide é um procedimento fundamental para diagnóstico de doenças.

O termo PAAF significa – Punção Aspirativa por Agulha Fina. A PAAF de tireoide consiste no uso de uma agulha fina para retirar células de um nódulo da tireoide e posteriormente enviar para análise em laboratório!

Quando deve-se fazer uma PAAF de Tireoide?

A paaf deve ser feita sempre que houver a suspeita de que um nódulo de tireoide seja um câncer! A grande maioria dos nódulos de tireóide são benignos (>90%)! Ou seja, a maioria dos pacientes NÃO devem fazer uma punção em um nódulo da tireoide!

VEJA TAMBÉM:

PÓLIPOS NA VESÍCULA PODEM CAUSAR DOR OU VIRAR CÂNCER?
JEJUM PARA ULTRASSOM DE ABDOME TOTAL: PARA QUÊ SERVE?

Como saber quais nódulos precisam ser avaliados com paaf?

Hoje em dia existem critérios bem estabelecidos que orientam a necessidade de um nódulo necessitar de paaf ou não! A ultrassonografia é o método capaz de saber qual o risco que um nódulo tem de ser câncer ou não, baseado nas suas características ao ultrassom!

Infelizmente o que vemos na prática é justamente o contrário! A maioria dos nódulos que são submetidos à punção são nódulos caracteristicamente benignos, que poderiam ser facilmente apenas acompanhados por ultrassom, sem necessidade da punção aspirativa por agulha fina de tireoide.

E qual a razão para isso acontecer com tanta frequência ?

Isso pode acontecer por desconhecimento do profissional que não sabe das reais indicações para o exame assim como a relação risco benefício em se pedir o exame.Outra coisa que influencia é o grau de ansiedade do paciente em querer ter um diagnóstico mais “preciso” do seu nódulo!

De que forma a punção de tireoide poderia ser inconveniente?

O que pode acontecer é que um nódulo tipicamente benigno ao ultrassom se for desnecessariamente puncionado pode ter um diagnóstico que em vez de ajudar, atrapalha! Por exemplo, um resultado insatisfatório da paaf, o que chamamos de BETHESDA I. Neste caso, em nada foi útil a realização da paaf naquele nódulo que já não tinha indicação de ser puncionado, pois ela não traz nenhum resultado útil, fazendo com que a ansiedade do paciente possa ficar ainda pior com relação ao seu diagnóstico!

Desta forma, é importante que a punção de tireoide seja solicitada com base em critérios bem definidos, onde a sua realização venha acrescentar informações úteis à condução de cada caso e não trazer mais transtornos ao paciente!

VEJA TAMBÉM:

ESTEATOSE HEPÁTICA: SINTOMAS, CAUSAS, FATORES DE RISCO, COMPLICAÇÕES E PREVENÇÃO
ENTENDA O QUE É A ESTEATOSE HEPÁTICA E COMO ELA AFETA AOS PACIENTES

Conte com um profissional especialista em PAAF de Tireoide

Referência em radiologia, o Dr. Augusto é membro titular do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR), membro da Sociedade Paulista de Radiologia (SPR) e da Sociedade Brasileira de Ultrassonografia. Além disso, também faz parte da equipe de Radiologia Intervencionista não-vascular do Hospital Samaritano e da Rede Hospitalar Leforte.

Trabalhou como médico assistente do Serviço de Ultrassonografia do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo. Sendo assim, para reforçar a importância da radiologia na medicina – especificamente da ultrassonografia – o Dr. Augusto idealizou e é cofundador do projeto de ensino de ultrassonografia Salus Sonography. A iniciativa tem como missão mudar a forma como esse método é ensinado e abordado.

Dessa forma, se você procura um profissional referência em PAAF de tireoide, agende sua consulta com o Dr. Augusto, na clínica Eigier Diagnósticos, localizada na Avenida Rebouças, 1.729, São Paulo – SP.

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.