Cisto na tireoide: qual o significado? O que causa?

O cisto na tireoide representa nódulos preenchidos por líquido e são achados bastante comuns na glândula. Eles podem ser pequenos (menores que 1 cm) ou bem grandes e, às vezes, aparecem de maneira súbita. Um cisto, por definição, contém apenas líquido.

Apresentação clínica de cistos na tireoide

Assim como a maioria dos nódulos tireoidianos, os cistos são assintomáticos e costumam ser detectados durante a realização de um exame físico no consultório ou ainda durante a realização de algum exame de imagem, tal como uma ultrassonografia de carótidas, tomografia ou ressonância magnética do pescoço.

Entretanto, alguns pacientes podem apresentar sintomas devido a um cisto de tireoide. Geralmente isso se dá quando ocorre algum sangramento no interior deste, causando inchaço e dor no local. Mesmo cistos pequenos podem apresentar sintomas locais de dor e disfagia quando apresentam hemorragia.

LEIA TAMBÉM:

O QUE É ULTRASSONOGRAFIA DA TIREOIDE COM DOPPLER?
NÓDULO NA TIREOIDE E CÂNCER

O que causa um cisto na tireoide?

A maioria dos cistos de tireoide surgem devido a uma degeneração cística de nódulos sólidos, chamados de adenomas. Como assim? O tecido tireoidiano é formado basicamente por células denominadas foliculares. Essas células produzem um conteúdo conhecido como colóide, que assemelha-se a um líquido viscoso. Quando ocorre um crescimento exagerado dessas células ao ponto de não haver capacidade de manter sua integridade, elas sofrem degeneração “colóide”, dando lugar ao preenchimento por este líquido viscoso e adquirindo uma aparência de uma estrutura repleta de líquido, o que conhecemos como cisto.

Ultrassonografia - cisto na tireoide

Fig.1 Ultrassonograifia da tireoide com Doppler evidenciando um cisto simples colóide (*).

 

*Note que os cistos aparecem como estruturas ovaladas regulares, aparecendo homogeneamente “escuras” ao ultrassom, indicando que não há componente sólido em seu interior. Os cistos são lesões benignas e não há risco de malignidade nestes nódulos.

Como é diagnosticado um cisto na tireoide?

O exame de maior acurácia na caracterização dos cistos de tireoide é a ultrassonografia. Através dela, conseguimos avaliar vários fatores relacionados ao cisto, tais como: tamanho, localização, presença de hemorragia, presença de componente sólido, entre outros. Podemos ainda utilizar a ultrassonografia para guiar procedimentos como a paaf de tireoide.

A ultrassonografia de tireoide deve ser realizada em todo paciente que apresentar algum nódulo suspeito ao exame físico ou diagnosticados em algum exame de imagem (ultrassom de carótidas, tomografia computadorizada do pescoço ou ressonância magnética da região cervical).

LEIA TAMBÉM:

PREÇO DA PAAF DE TIREOIDE
O QUE SIGNIFICA HIPERTIREOIDISMO?

Precisa fazer punção de um cisto na tireoide?

Os nódulos puramente císticos da tireoide NÃO necessitam de punção. Isto porque estes cistos são nódulos exclusivamente benignos. Como sabemos, o objetivo de uma paaf de tireoide é saber se a natureza de um nódulo é benigna ou maligna. No casos dos cistos coloides, eles são em 100% das vezes benignos. A única indicação para paaf no caso de um componente cístico é se além disso houver um componente sólido suspeito no nódulo.

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.