O que é uma biópsia de fígado?

O que é biópsia de fígado?

A biópsia de fígado é um procedimento no qual uma pequena agulha é inserida no fígado para coletar uma amostra de tecido. Sendo assim, o tecido retirado será analisado em um laboratório para ajudar o médico a diagnosticar uma variedade de distúrbios e doenças no fígado. Geralmente a biópsia de fígado é indicada quando o paciente tem alguma das seguintes alterações:

  • Elevação dos níveis sanguíneos das enzimas hepáticas (TGO e TGP);
  • Amarelamento inexplicado da pele e dos olhos (icterícia).;
  • Uma alteração hepática encontrada em algum exame de imagem (ultrassom, tomografia computadorizada ou ressonância magnética);
  • Aumento inexplicável do fígado.

VEJA TAMBÉM: PUNÇÃO (PAAF) DE LINFONODO

A biópsia de fígado é segura?

Na maioria dos casos não há complicações após a realização de uma biópsia de fígado. No entanto, raramente pode ocorrer complicações sendo a mais comum o sangramento. Sendo assim, o repouso e monitoramento do paciente após o procedimento é primordial para que o médico possa avaliar a evolução e saber se existe algum risco de o paciente apresentar sangramentos internos.

Como faço para me preparar para uma biópsia de fígado?

Ao se preparar para uma biópsia hepática é importante tomar algumas precauções:

  • Informe o seu médico se estiver grávida, se tiver alguma enfermidade no pulmão ou coração;
  • Caso seja alérgico, informe qual o tipo de reação alérgica e quais as substâncias ou medicamentos que induzem alergia;
  • Informe o seu médico se você está tomando medicamentos para diluir o sangue, como varfarina (Coumadin® ) ou clopidogrel (Plavix® ). O seu médico pode prescrever um medicamento alternativo para diluir o sangue antes do procedimento;
  • Na semana anterior ao procedimento não devem ser utilizadas medicações como aspirina ou medicamentos anti-inflamatórios (como ibuprofeno, naproxeno, Advil®) a menos que o seu médico oriente utilizá-los;
  • Não interrompa qualquer medicação sem antes consultar o seu médico assistente.

Como é realizada a biópsia?

A biópsia hepática deve ser realizada em ambiente hospitalar. O procedimento é feito com anestesia local, podendo ainda ser utilizada sedação se houver necessidade.

Biopsia percutânea guiada por ultrassom:

Neste procedimento o radiologista intervencionista localiza o fígado e a área a ser biopsiada através da ultrassonografia. Assim que a região da biópsia é caracterizada, o médico realiza a assepsia (limpeza) da pele. Após isso, você receberá uma anestesia local na região onde a agulha de biópsia será inserida. . Dessa forma, em sequência à retirada dos fragmentos, a agulha é removida e um curativo é colocado sobre o local da punção. Todo o procedimento, do início ao fim, geralmente dura cerca de uma hora.

VEJA TAMBÉM: DOSAGEM DE TIREOGLOBULINA EM LINFONODOS CERVICAIS

Após a biópsia:

Talvez seja necessário ficar em repouso de 4 a 6 h horas após a biópsia, conforme indicado pelo médico. Permanecer na cama ajuda na cicatrização do local onde a amostra de fígado foi retirada e, dessa forma, diminui a chance de sangramento. Sua pressão arterial e pulso são verificados frequentemente para procurar sinais de sangramento dentro do corpo ou outras complicações. Você pode comer e beber líquidos após a biópsia. Se seus exames de sangue, pressão arterial e pulso forem estáveis, você deve ter permissão para sair do hospital algumas horas após o procedimento.

Orientações gerais serão dadas pelo médico após o procedimento. Exercício físico intenso, incluindo esportes de contato e relações sexuais devem ser evitados duas semanas após a biópsia. Depois que a amostra do fígado é retirada ela é enviada para um patologista que vai analisar e interpretar os achados de sua biópsia de rim. Muitas vezes leva de cinco a sete dias úteis para obter um resultado completo da biópsia.

Avatar

Dr. Augusto Teixeira

O Dr. Augusto Teixeira é pos-graduado em Radiologia e Diagnóstico por Imagem, sendo especialista em procedimentos de punção e biópsia guiados por métodos de imagem (ultrassonografia e tomografia) pelo Instituto do Cancer e Hospital das Clinicas do Estado de Sao Paulo (ICESP/USP).

Ciente da importância de ter um médico de confiança, o Dr. Augusto preza por um atendimento humanizado e comprometido com seu paciente, oferecendo um atendimento que visa diminuir os medos e inseguranças da pessoa.

CRM: 148618

Envie-nos um whatsapp!

Entre em contato com o doutor enviando uma mensagem por WhatsApp

LIGAR

Olá! Gostaria de receber uma ligação gratuita?

Gostaria de agendar e receber uma chamada em outro horário?

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.

Deixe sua mensagem! Entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 3 pessoa a deixar uma mensagem.

NÓS TE LIGAMOS! Informe seu telefone que entraremos em contato o mais rápido possível.

Você já é a 5 pessoa a solicitar uma ligação.